terça-feira, 14 de setembro de 2010

Primeiro Banho do Bebê


Ele mal acabou de chegar, mudando completamente a sua vida e agora precisa de um banho.
O primeiro banho. Tudo bem que ele já tenha saído limpinho do hospital, depois de todo cuidado que as enfermeiras tiveram para remover as secreções do parto e deixá-lo pronto para a nova mamãe. Mas em casa, nada de enfermeira e muito pânico, principalmente para aquelas de primeira viagem.
Para não sofrer, preste atenção nas dicas da babá Vanessa Mourão, de São Paulo. Segundo ela, é preciso planejar o momento tão esperado com atenção. “Prefira o horário mais quente do dia e nunca dê banho após a mamada”, ensina.
É essencial tirar anéis e pulseiras e, claro, lavar mãos e antebraços. Além disso, escolha o local com cuidado e deixe tudo que precisa a mão: sabonete neutro, algodão, cotonete, creme para assaduras, toalha macia com capuz ou fralda de pano para enxugar o bebê. “Isso para evitar mudanças de ambiente, temperatura e correntes de ar”.
Vanessa sugere que as mães façam a primeira assepsia do bebê antes mesmo de colocá-lo na água, limpando a região genital com um algodão umedecido com água e sabão neutro, sem esquecer as dobrinhas. Aí, na hora de colocar o filhote na água, nada de pânico. “Posicione o bebê no seu antebraço de frente para você. A cabeça e tronco devem estar apoiados no cotovelo e antebraço e sua mão no bumbum”, ensina.
A mão livre deve ensaboar a cabeça, o rosto e atrás das orelhas, cuidando com a água no ouvido e nos olhos. Enxágue tudo com água da banheira e então ensaboe o resto do corpo. “Se o bebê permanecer inquieto, colocar uma fralda de pano sobre a barriga pode acalmá-lo”, diz Vanessa. Depois disso, é preciso posicionar o bebezinho de bruços. “O seu antebraço deve apoiar o tórax. Segure com a mão o braço do bebê. Ensaboe de cima para baixo, o pescoço, as costas, o bumbum e depois enxágue”.
Ufa. O banho acabou. Enxugue bem o filhote, lembrando das dobrinhas. A região umbilical deve ser bem seca e limpa segundo as orientações do pediatra. A última dica de Vanessa, e não menos importante, é nunca deixar o bebê sozinho, solto na banheira ou em cima do trocador. “Acidentes podem acontecer. Evite atender telefones e campainhas durante o banho do bebê, não importa se é o primeiro ou não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário